terça-feira, 21 de outubro de 2008

A Presença Social


A Presença Social é um dos modelos que integram a categoria Funções e Interacções dos Estudantes que Boutinet considera na sua pesquisa revista.
O conceito de Presença Social foi introduzido por Short e colaboradores em 1976, diz respeito tanto ao meio envolvente como aos participantes e são os seus elementos mais relevantes a intimidade (respostas pessoais) e a proximidade (interacções verbais e não-verbais).
São apresentados quatro estudos que utilizam a Presença Social como forma de compreender a integração entre estudantes e professores no ensino superior online.
Os estudos apresentados envolvem um determinado número de alunos e situações de educação online.


· Gunawardena e Zittle (1997) procuraram compreender o grau de satisfação dos estudantes em relação ao ensino à distância, considerando a Presença Social como um dos parâmetros reveladores.
Descobriram que a presença social representava 60% da variante no grau de satisfação com o curso de ensino à distância em questão e que existiam outros factores significativos, tais como, a Igual Oportunidade de Participação e Capacidades Técnicas que apenas representavam 8% da variância no grau de satisfação;

· Rourke et al. (1999) criaram, e apenas testaram, um sistema de codificação com doze indicadores, inseridos em três categorias (afectivo; interactivo; coesivo), referentes à Presença Social enquanto «habilidade dos alunos se projectarem social e afectivamente numa comunidade de inquirição» (p. 50).
Após a testagem do sistema, referem que a Presença Social foi diminuindo ao longo do tempo e que alguns dos indicadores são mais relevantes na Presença Social do que outros;

· Rourke e Anderson (2002) formaram equipas de pares para a discussão de conteúdos do curso de pós-graduação em Comunicação.
Referiram que os alunos, através deste método, sentiam mais satisfação nas discussões e, inclusivamente, referiam uma melhor aprendizagem dos conteúdos enquanto líderes da discussão;

· Garrison et al. (2001) ampliaram o conceito de Presença Social para Presença Cognitiva. Consideram que a Presença Cognitiva consiste numa medida do grau de envolvimento na inquirição.
Criaram um modelo com quatro fases: Accionamento; Exploração: Integração; Resolução.
Concluíram que a interacção dos estudantes se dá principalmente na fase da Exploração (42%) através da partilha de ideias. A Interacção na fase do Accionamento representa (%, na integração 13% e na Resolução 4%.



Em síntese, Boutinet considera que, dos estudos revistos, a Presença Social se revela como um factor primordial no grau de satisfação e na aprendizagem através da participação activa nas actividades e discussões online. Também refere que o estabelecimento da Presença Social tem mais impacto no inicio dos cursos.

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