O Modelo dos Papéis dos Professores é um dos modelos integrantes da categoria Funções e interacções do Professor considerado por Boutinet na sua pesquisa revista.
Os modelos propostos pelos investigadores pretendem avaliar o papel do professor quando começa uma aula online, como se devem promover as actividades referente, por exemplo, aos debates, actividades de grupo, palestras e outros que fazem parte do ensino presencial e qual a quantidade de tempo que deve o professor dispensar.
São apresentados por Boutinet quatro estudos que apresentam modelos dos Papéis dos Professores a considerar.
Os modelos propostos pelos investigadores pretendem avaliar o papel do professor quando começa uma aula online, como se devem promover as actividades referente, por exemplo, aos debates, actividades de grupo, palestras e outros que fazem parte do ensino presencial e qual a quantidade de tempo que deve o professor dispensar.
São apresentados por Boutinet quatro estudos que apresentam modelos dos Papéis dos Professores a considerar.
· Offir e Lev (2000) construíram um modelo de compreensão da participação de alunos e professores partindo da análise de Henry (1992) relativa apenas aos alunos, incluindo seis categorias: Social: Processual; Expositiva; Explicativa; Tarefa Cognitiva; interacções na Assistência à Aprendizagem.
Concluíram que existia uma correlação, que aumentava ao longo do tempo, entre as interacções sociais dos professores e as interacções na assistência à aprendizagem. Procuraram melhorar os resultados dos alunos através de modificações dos comportamentos dos professores e consideraram como papel do professor o apoio aos aspectos afectivos e sociais do curso. O curso em questão era híbrido pois considerava elementos de vídeo, áudio bidireccional e elementos online, por essa razão é provável que os aspectos referidos, relativos ao papel do professor, se percam em cursos exclusivamente à distância.
· Goodyear e colaboradores (2001) desenvolveram, num workshop realizado no Reino Unido em 2000, uma identificação e descrição dos Papéis do Professor, aos quais são associados competências chave: o Facilitador do processo; o Conselheiro; o Assessor; o Investigador; o Facilitador; o Tecnológico; o Designer.
· Bonk e colaboradores (2000) apresentam uma tipologia de assistência à aprendizagem, na qual descriminam as categorias dos tipos de apoio à distância disponibilizados pelos professores: Conhecimento Social e Cognitivo: Questionamento; Instrução directa; Exemplos; Feed-back / Louvor; Estruturar tarefas Cognitiva; Elaborações / Explicações Cognitivas; «Empurrar» para Explorar; Fomentar a Reflexão / o conhecimento de Si Próprio; Encorajar o Dialogo; Aconselhamento / Sugestão geral; Gestão.
· Salmon (2000) oferece um modelo com cinco etapas para a educação à distância: Acesso e Motivação; Socialização Online; Troca de Informações; construção de Conhecimentos; Desenvolvimento. Salmon considera que o papel do professor (E-moderador) é o de «Tecelão» e não de instrutor ou transmissor de conhecimento.
Em síntese apenas o primeiro estudo releva elementos comprovados sobre os Papéis dos Professores e ainda assim não se realizou num ambiente integral de educação online. Os outros estudos são considerados, por Boutinet, como promissores e interessantes para futuras pesquisas, sendo na actualidade meramente descritivos.
Considera, também, que a pesquisa relativa aos Papéis dos Professores no ensino à distância está ainda numa fase inicial.
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