quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ideias de Senso Comum e Teorias Explícitas

1. Duas ideias de senso comum incorrectas sobre o desenvolvimento humano e razões pelas quais são consideradas incorrectas<


Teoria implícita:
Perspectiva inatista sobre o desenvolvimento da inteligência: A inteligência é inata, hereditária, determinada biologicamente, mantem-se invariável ao longo da vida, portanto não passível de desenvolvimento.

Esta ideia do senso comum é considerada incorrecta pois existem estudos científicos (teoria explícita) que vêm comprovar que é o sujeito que constrói e desenvolve a sua inteligência que é dimensionada e situada num contexto de interacções favoráveis. Os padrões genéticos são um ponto de partida do desenvolvimento da inteligência, no entanto, a sua evolução depende das experiências e das aprendizagens do sujeito que é implicado e activo neste processo (perspectiva construtivista e interaccionista).

Teoria implícita:
Ver a vida do adulto como o momento de referência para avaliação das outras etapas da vida, portanto considera-lo como o momento óptimo do desenvolvimento humano.

Esta ideia do senso comum é incorrecta pois existem estudos científicos que demonstram que o sujeito é activo e participante no seu devir, só ele constrói o seu desenvolvimento e portanto tem as suas próprias potencialidades e que devem ser correspondentes com a fase em que se encontra na vida relativamente a habilidades, conquistas e comportamentos.

Sem comentários: